FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Valor Militar do Terreno #005






Toda operação militar se dá no terreno, e sua análise é um dos primeiros fatores a ser considerado no planejamento militar. Suas características irão ditar as linhas de ação dos comandantes militares, pois em função de suas características se dará toda a manobra pretendida, bem como se desdobrará o suporte logístico necessário. Ao analisarmos o terreno sob a ótica das operações militares, podemos dividir esta análise em dois aspectos distintos, o tático e o estratégico-operacional.

ASPECTOS ESTRATÉGICO-OPERACIONAIS

A análise estratégico-operacional do terreno deve ser efetuada por todos aqueles envolvidos no planejamento militar, sendo praticada principalmente pelos estados-maiores da unidades. Quanto maior o escalão envolvido, maior se torna sua importância. Seja na articulação de um sistema de defesa de tempos de paz, ou no planejamento da ocupação de um terreno já defendido pelo inimigo, os estrategistas de uma força armada devem conhecer cada particularidade do terreno que servirá de teatro de operações a fim de que sua características possam ser aproveitadas em benefício da operação. Seu uso racional e inteligente tende a minimizar esforço logísticos desnecessários e prevenir surpresas por parte do inimigo e das condições locais, evitando armadilhas e minimizando perigos que possam se apresentar. As linhas de ação adotadas devem fazer uso das vantagens táticas oferecidas pelas condições já existentes, viabilizando uma manobra eficaz, proporcionando economia de meios e recursos militares limitados, poupar vidas humanas e esforços desnecessários, permitir a consecução dos objetivos estratégicos em tempo reduzido e causar o menor impacto a população e infraestrutura locais, além de permitir que as forças envolvidas operem dentro do maior nível de segurança possível.

Ocupando o terreno

Em uma operação de ocupação o primeiro aspecto a ser observador é a forma de se chegar ao local das operações, se através de praias ou portos, aeroportos, fronteiras secas usando estradas e pontes. Verificar se estes existem ou se devem ser viabilizados, que características possuem, se estão defendidos ou não, se comportam o volume da invasão, se as tropas que chegam terão espaço suficiente para estacionamento, se recursos valiosos como fontes de água potável e energia elétrica existentes podem ser utilizados, etc...




Uma vez ocupado o terreno e estabelecida a chamada cabeça de ponte, deve-se desdobrar o aparato logístico necessário ao suporte às tropas, e áreas de estacionamento específicas devem ser estabelecidas, sempre próximas a linhas de comunicação suficientes, como malhas várias e ferroviárias, aeródromos e portos com capacidades compatíveis às demandas, áreas de segurança e rotas de fuga necessárias.

Centro urbanos

A existência de centros urbanos tem dois aspectos: Àreas próximas a centros urbanos são dotados de mais infraestrutura que pode ser aproveitada pelas forças, como galpões e estradas de melhor qualidade, alojamentos mais adequados às tropas, fontes de água potável e energia elétrica. Estas áreas também dispõem muitas vezes de instalações industriais que podem ser úteis para a montagem de oficinas, suprimentos de produtos necessários as tropas, hospitais e centro de comunicação, e outras instalações úteis.




Por outro lado são áreas que apresentam maiores riscos devido ao maior número de pessoas no entorno que podem ser hostis. O trânsito, se intenso poderá dificultar às atividades em geral. A malha viária deverá ser analisada pois se o volume de tráfego das tropas for intenso poderá exigir conservação e gerenciamento de tráfego. O estabelecimento de perímetros defensivos em áreas de grande concentração de pessoas poderá ser complicado e deve ser minuciosamente planejado

Suprimentos

O suprimento de água é muito importante. As fontes existentes devem ser prontamente dominadas, pois trazer água de grandes distâncias demanda esforço e dispêndio de recursos que podem ser úteis em outras tarefas. O suprimento de energia também deve ser aproveitado ao máximo, e o domínio de subestações e linhas de transmissão operacionais pode ser muito útil, além das usinas de produção. Depósitos de combustível, se tomados incólumes, aliviam em muito as necessidades logísticas.

Aspectos Locais

Aspectos singulares de cada região não devem ser negligenciados: doenças endêmicas devem ser previnidas, como por exemplo a presença de mosquitos que podem ser muito danosos as forças, transmitindo malária, dengue e outras. Doenças podem minar totalmente o poder de combate de uma força inteira.




Outro aspecto importante é a altitude, que pode reduzir o poder das tropas devido a rarefação do ar gerando dores de cabeça e exaustão. Neste caso um pré-aclimatação pode ser necessária.




Devem ser previnidos ainda calor ou frio excessivos, animais perigosos, particularidades do clima como as chuvas de monções e nevascas que possam inviabilizar a mobilidade. As características do solo que pode ser barrento ou excessivamente fofo também podem prejudicar a mobilidade.




A proximidade de fronteiras de países aliados ou hostis deve ser observada e as consequências desta consideradas.

ASPECTOS TÁTICOS

Sob o aspecto tático o terreno tem que ser considerado por todos os escalões. Seja no planejamento ou na execução da operação. O comandante militar deverá usá-lo para deslocar e posicionar suas tropas com segurança e efetividade.

O terreno alto




O terreno alto propicia o comandamento da região, facilitando a observação e o comando. Posições de tiro, observadores de artilharia, desdobramentos de redes de comunicação e controladores aéreos avançados, também farão bom uso dele. O terreno alto também propicia massa de cobertura a tropas em reserva, áreas de retaguarda e posições de artilharia.

Cobertura

Áreas de cobertura são necessárias, principalmente na prevenção a observação aérea. O terreno deve proporcionar esta cobertura através de matas e florestas e instalações subterrâneas, áreas urbanas onde o número de locais cobertos é grande são muito úteis.

Cursos d'água




Rios podem ser grandes obstáculos ao deslocamento e excelentes posições defensivas. O domínio de suas pontes é importante e a inoperância ou inexistência destas pode criar grandes problemas ao deslocamento de tropas amigas, exigindo esforços da engenharia, muitas vezes em áreas pesadamente defendidas que exigem grande preparação para travessia, que além do trabalho dos pontoneiros demandam medidas extremas de segurança como a obtenção da superioridade aérea relativa.

Terreno com características especiais

Montanhas podem ser grandes obstáculos ao deslocamento se tiverem que ser transpostas, e suas estradas são fáceis de defender.




Pântanos devem ser evitados por serem de difícil transposição e abrigarem animais perigosos como crocodilianos e mosquitos, florestas oferecem boa cobertura a observação aérea, mas podem retardar a progressão de forças mecanizadas. Áreas inundáveis devem ser previnidas, pois podem aniquilar uma força inteira, se o inimigo puder manipular comportas e diques.




Terrenos restritos facilitam a defesa por obrigar a passagem em pontos pré-definidos, e podem amenizar a provável superioridade numérica do atacante. Áreas minadas são especialmente adequadas a prover segurança neste tipo de terreno.

Terrenos planos e amplos facilitam a ação de forças mecanizadas e são mais difíceis de defender.




O que se deve buscar

No aspecto geral o terreno deve ser aproveitado no sentido de proporcionar cobertura as forças, abrigá-las do fogo inimigo, permitir o deslocamento rápido e eficiente valorizando a mobilidade das tropas, Não conspirar contra estas através de particularidades indesejáveis como doenças e revoltas de forças subterrâneas, fornecer sempre que possível recursos diversos e água em abundância, facilitar a manobra e a consecução do objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário