FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Controlador Aéreo Avançado #034





Controlador Aéreo Avançado (Forward Air Controllers - FAC) é uma tropa especialmente treinada para guiar o fogo de aeronaves táticas em missões de apoio aéreo aproximado. Operando contra tropas inimigas, muitas vezes em contato com as forças amigas, os pilotos tem dificuldade de identificar quem é quem, e as chaces de fratricídio são grandes.

A função do FAC é detectar, localizar e identificar alvos visualmente em terra, orientando as aeronaves contra estes alvos, de forma a maximizar sua eficiência e minimizar riscos operacionais. Estas tropas, normalmente compostas por soldados das forças especiais da própria força aérea ou mesmo pilotos experientes, altamente treinados, especialmente nesta função, operam juntos as forças em terra e em contato com seus comandantes, tendo pleno conhecimentos das intenções destes e de todos os detalhes das linhas de contato que os batalhões tem a disposição. O FAC também pode ser um observador de artilharia e coordenar fogos da artilharia terrestre e naval.

O FAC não opera sozinho, mas em equipe, portando armamento para autodefesa e equipamento de comunicações para ligação com os batalhões e com as aeronaves e satélites, bem como equipamento especializado em observação como terminais táticos, telêmetros, e equipamento óticos diversos. Todos este equipamento não pode ser carregado por uma única pessoa, daí a razão de operar em equipe. Pode operar em terra ou aeroembarcado em aeronaves lentas que permitam a observação, e devem ter contato direto também com as demais aeronaves de C2 e AEW operando na área.



Pode cooordenar missões como o pouso de assalto de helicópteros e paraquedistas, lançamento de carga aérea e ressuprimento. O número de FAC é variável em cada situação, seu treinamento é caro, mas dependendo da situação pode-se ter até um por companhia. São alvos de alto valor para os franco-atiradores inimigos, e altamente vulneráveis devido a suas constantes emissões rádio.

O FAC tem como funções básicas:

  • Assessorar os comandantes em terra quanto ao uso do poder aéreo, tal qual faz um oficial de ligação de artilharia, visualizando oportunidades e limitações deste em cada situação específica.
  • Orientar a missão das aeronaves de apoio aéreo, transmitindo-lhes detalhes do alvo e as intenções dos comandantes terrestres.
  • Usar os vários meios disponíveis a fim de determinar as posições dos alvos de forma precisa e clara, marcando-os, se possível, para melhor visualização pelas aeronaves.
  • Auxiliar os pilotos quando do disparo das armas, em coordenação com outros meios.
  • Avaliar os efeitos dos ataques e pedir sua repetição se for necessário.
  • Contribuir com os serviços de informações das tropas, repassando as informações que coletar a fim detalhar seus quadros de situação.
  • Auxiliar nas missões de resgate de pilotos abatidos (CSAR)


Nenhum comentário:

Postar um comentário