FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

domingo, 9 de setembro de 2012

Comando e Controle - Estrutura #039


Comando e Controle (C2) é a atividade de consiste na gestão de todas as forças em operação, desde o mais alto escalão em bases permanentes no país de origem, até o mais baixo como o comando de uma esquadra de infantaria na frente de combate.

Engloba a coordenação todas as atividades relativas diretamente às operações, como a manobra de forças blindadas e a vetoração de aeronaves de ataque, até aquelas menos envolvidas diretamente como as logísticas e de natureza mais administrativa.

Cabe aos comandantes militares em todos os níveis conduzirem suas tropas aos cumprimento de suas respectivas missões, e estes, através do elemento Liderança, devem cumprir suas funções procurando faze-lo com um mínimo de perdas de vidas, seja de suas próprias forças, das forças inimigas e da população civil, e preservando ao máximo os recursos que tem a disposição (princípio da economia de meios), bem como procurando causar o mínimo de impacto a infraestrutura das área de operações.

Para tanto o comandante devem ter plena consciência de todos os fatores que cercam a sua operação, de forma a gerenciar as ações de suas forças de forma eficiente. Na guerra moderna o comandante, dependendo do nível em que se encontra deverá gerenciar fatores dos mais diversos, que apesar de elencados separadamente, interagem a todo momento durante as operações e a ação de cada um trás consequências a ação dos demais.




Os cenários bélicos atuais se apresentam com um  grande número de ações simultâneas, violentas, muito rápidas e de natureza diversa, travadas em todas as dimensões do campo de batalha e que exigem grande presteza das respostas do comando, pois um sem número de situações não previstas acontecem a todo momento e devem ser atendidas.

Cabe aos comando planejar, organizar, dirigir e coordenar os recursos a disposição, sempre observado o bem estar das tropas, sua saúde, disciplina, segurança e moral, em operações que acontecem no mar e abaixo dele, no ar, na terra, no espectro eletromagnético, alocadas no tempo e no espaço, aplicando seu poder com velocidade, letalidade e eficiência.





Como um Sistema de C2 deve ser estruturado

Classicamente um sistema de C2 é estruturado em três componentes básicos:


  1. Staff: consiste no figura do comandante em chefe e seus assessores diretos, denominados Estado-Maior (EM), e dos demais comandantes subordinados e respectivos EM.
  2. Serviços de Informações: consiste em todo o sistema que faz chegar ao comando toda a informação de que necessita. Inclui tanto serviços especializados como a própria tropa em contato com o inimigo.
  3. Apoio: consiste de todas a estrutura que permite ao comandante e seu EM exercer sua atividade, englobando operadores, analistas e demais componentes dos postos de comando e quartéis-generais.


Um Staff de C2 é tradicionalmente estruturado na pessoa do comandante e seu substituto imediato (normalmente um sub-comandante que atua como chefe do EM) e mais quatro ou cinco oficiais-mor. Cada um destes oficiais, juntamente com seu pessoal e estrutura, se encarrega de uma das quatro funções básicas de EM que são:
  1. A gestão de pessoal;
  2. A gestão da informação;
  3. A gestão das operações';
  4. A gestão da logística.
Podem compor ainda o staff de um EM oficiais encarregados de comunicação social e assuntos civil, oficiais de ligação de artilharia, de guerra eletrônica, de ligação com as demais forças singulares, de operações especiais e outros acessores que se façam necessários.




O Serviço de informações geralmente caracteriza-se por uma estrutura bem mais extensa, pois pode englobar toda uma estrutura de campo, além dos agregadores da informação que tem por função fazer chegar ao comando um conteúdo limpo e objetivo. Uma estrutura de informações pode apresentar várias sub-estruturas como:

  • Ambiente
  • Vigilância
  • Reconhecimento
  • Aquisição de alvos
  • Guerra eletrônica
  • Meteorologia
  • Topografia e mapeamento
  • Controle de tráfego
  • Controle de tráfego aéreo
  • Controle de tráfego naval
  • Navegação
  • Artilharia antiaérea
  • Aviação de ataque
  • Aviação de defesa aérea
  • Aviação de apoio
  • Segurança de área
  • Segurança NBC
  • Segurança operacional
  • Suprimento
  • Saúde e assistência médica
  • Manutenção
  • Prisioneiros de guerra
  • Mobilização e recompletamento
  • Movimentação e manobra de forças próprias e aliadas
  • Movimentação do inimigo
  • Assuntos civis 
  • Outras
A denominação de C2 (comando e controle) pode ser estendida de acordo com o escalão empregado, pois escalões maiores agregam sistemas complexos de comunicações (comando, controle e comunicações - C3) e indo mais além temos também o já citado sistema de informações (comando, controle, comunicações e informações - C3I).



As estruturas de apoio ao comando são montadas de acordo com a complexidade do escalão a que atendem e englobam elementos de segurança de área, segurança operacional, processamento de informações, comunicações, inteligência, controle de apoio de fogo, criptologia, sistemas de apoio à decisão, apoio administrativo e logístico, guerra de comando e controle, guerra de informações, guerra psicológica, guerra eletrônica, controle de tráfego, controle sanitário e apoio médico, e outras.

Devido a complexidade destas tarefas de apoio ao comando e processamento de informações as forças armadas mais modernas contam com o apoio de softwares específicos de alta abrangência, sem os quais seriam muito difícil exercer tal atividade. Também cabe ressaltar que redes de comunicação altamente informatizadas e automatizadas, contando com uma ampla utilização de frequências e recursos como satélites, enlace de dados digitais e todo o tipo de tecnologia disponível se fazem presentes e altamente necessárias.



O moderno conceito de guerra centrada em redes vem atender a estas demandas, onde cada operador de campo de batalha, seja desde um soldado de infantaria ou um avião de caça, dispõem de link com seus respectivos comandos e parceiros operacionais transmitindo continuamente sua posição, status e informações relevantes, pois todos portam sistemas GPS ou similares, câmeras e outros sensores, de modo que cada operador pode ser visto e identificado a todo momento por toda a sua cadeia de comando de acordo com a vontade desta, sempre assesorada por softwares específicos, de forma que a informação sempre está disponível de forma automatizada e atualizada a todos aqueles que tem autorização para acessa-la.



Todo este sistema visa que ordens oportunas cheguem em tempo real a quem cabe cumpri-las, de forma que as operações transcorram de forma eficaz e se cumpram os planos de batalha previamente estabelecidos.

2 comentários:

  1. O blog me ajudou a fazer alguns arranjos para o meu trabalho, muito bom o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por comentar. é importante para o blog. qual o trabalho que o blog te ajudou?

      Excluir