FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

domingo, 6 de setembro de 2015

Falklands/Malvinas - Começam as Hostilidades #102



Uma das maiores preocupações do Estado Maior da defesa britânica era a ameaça da aviação argentina contra a força tarefa. A medida mais óbvia para se conter tal ameaça era o bombardeio das bases aéreas continentais, o que acarretaria em inconvenientes políticos, além das barreiras logísticas praticamente intransponíveis. Chegar a estas bases demandaria um esforço de reabastecimento em voo superior ao que se viu nas operações "Blackbuck" com 19 reabastecimentos para cada bombardeiro, além dos reabastecimentos das aeronaves reabastecedoras, além de 2 reabastecedores extras de reserva para cada um. Um bombardeio eficaz demandaria 4 bombardeiros sobre cada alvo, totalizando a necessidade de cerca de 76 reabastecedores Victor. Um verdadeiro pesadelo logístico. Este número além de impraticável pela inexistência de tantas aeronaves, também não seria comportado pela base de Wideawake com espaço físico bastante limitado. Esta impraticabilidade resultou na decisão pelas operações "Blackbuck". Estas operações sugeriram que o desembarque se daria nesta área e o bombardeio continental era uma possibilidade, pois os argentinos talvez não tivesse a capacidade de concluir se esta possibilidade era factível ou não.

Bombardear a pista de Stanley, mesmo que com destruição parcial, provocaria um revés significativo no ressuprimento das tropas argentinas que dependiam da ponte aérea, pois o mar estava sob ameaça constante dos SSN de sua majestade. Em 20 de abril um primeiro Victor realizou a partir de Ascensão um reconhecimento fotorradar para confecção de cartas de navegação aos bombardeiros que operariam sem visibilidade.



Por volta de 30 de abril o gabinete da primeira-ministra emitiu instruções aos Alte Woodward concedendo-lhe um grau amplo de liberdade para tomar as decisões que fossem necessárias para o bom desempenho de sua missão. O bloqueio total de 200 milhas continuava, se bem que o aéreo não era eficaz devido a precariedade de meios. Neste mesmo dia partiu da Inglaterra mais um mercante denominado Iris requisitado a British Telecom para reforçar o esforço logístico de 39 mercantes já em apoio aos 27 vasos da Royal Navy, além de seus submarinos. O Iris foi adaptado com pista para helicópteros Sea King, além de 2 canhões para defesa, e foi empregado no abastecimento entre os demais navios. Ás 23 horas decolava de Wideawake o primeiro Vulcan que 3 minutos depois regressou com problemas de pressurização, sendo substituído imediatamente pelo seu reserva, inciando os longos raides até Stanley com apoio dos Victor, chegando lá por volta das 03:45 (07:45 HMG) do dia primeiro, hora local. 

 A cerca de 150 milhas iniciou a aproximação descendo para 300 pés para evitar detecção, e a 50 milhas subiu para 10.000 pés, fora do alcance da antiaérea, mergulhando a 30 graus liberou às 04:23 hora local 21 bombas de 450 kg cada. Atingiu um PI preciso graças aos fotoreconhecimentos preeliminares, seu sistema INS, seu computador de bordo e radar. Surpresos pela ausência de reação, a tripulação do Vulcan transmitiu um código de "missão cumprida" a sua base.



O Gen Menéndez foi acordado em Stanley pelo efeito do bombardeio ao aeroporto, não sendo possível detectar nem identificar os autores, que se aproximaram a baixa altura. Às 07:30 quando o Gen se dirigia ao seu centro de operações, um novo ataque ao aeroporto aconteceu, desta vez por 12 aeronaves Harrier da FT, atingindo pontos de impacto no limite das habitações e posições AAé que reagiram. Lá chegando recebeu uma mensagem via telefone de um ilhéu do comandante britânico convidando-o a rendição, ao que nada respondeu. Os Harrier também atacaram a base Condor em Goose Green atingindo um Pucará que tentava decolar e matando 1 piloto e 2 armeiros, danificando outros, além de 2 tanques de 4.500 litros de combustível cada e alguns veículos, agravando a já precária situação logística da ilha, e forçando os reabastecimentos manuais nesta base avançada.

Apesar dos bombardeios, a pista de Stanley continuou operacional devido a sua solidez. Edificações próximas sofreram danos, e aviões civis das ilhas foram destruídos. Os argentinos logo reparam as crateras abertas e utilizaram-se de pedras e pinturas para iludir quem observasse do alto que as bombas tiveram efeito e a pista estava inoperante. A imprensa argentina noticiou que o bombardeiro fora ineficaz e os ingleses logo repetiram o ataque. A FAA logo desdobrou uma rede de observadores em postos avançados com 3 homens e cobertura radar, porém o mar continuou a descoberto.



Ás 10:30 um novo ataque aconteceu, resultando no abate de 2 Harrier, um por míssil Roland do grupo 601 e outros pelos Oerlinkon 35 mm. Um terceiro abate por míssil Tiger foi aventado mas  não confirmado.  Às 16:30, vindos do continente, aeronaves Mirage e Dagger atacaram navios da FT avariando a fragata HMS Arrow. Caças Harrier os interceptaram e deu-se o primeiro combate aéreo do conflito, ao estilo "dog fight". Um Sea Harrier alvejou um Mirage pela sua retaguarda a cerca de 1 milha com um míssil Sidewinder L atingindo-o. Um Mirage disparou contra um Harrier sem sucesso, enquanto outro Harrier com outro Sidewinder L derrubou um segundo Mirage. Um terceiro Mirage próximo a pane seca se regressa-se ao continente tentou pousar em Stanley e foi derrubado pela AAé amiga. O piloto ejetou seus tanques e lançou o armamento que lhe restara a fim de pousar, o que foi interpretado como ataque e precipitando a reação confusa dos artilheiros.

Dia 4 os Vulcans voltaram a Stanley novamente tendo a pista como alvo, assim como os Harriers, sendo um destes proveniente do Hermes foi abatido em Goose Green. Devido a neblina constante por 3 semanas e meia, 2 Harriers chocaram-se no ar. Os Harriers continuaram seu bombardeio a alvos militares e repeliram a aproximação de um C-130 escoltado por Mirages. Fragatas aproximavam-se a noite quando a aviação argentina era inoperante e bombardeavam, fazendo com que a guarnição permanecesse em constante alerta. A situação se tornou crítica.



No dia primeiro o radar do aeroporto apresentou problemas devido às ondas de choque provocadas pelos disparos dos canhões próximos. Apenas um radar permaneceu em serviço, porém o bombardeio naval noturno o desativou. Um voo do continente trouxe peças de reposição e pro volta da meia noite os técnicos do exército o reativaram. A pequena aeronave pousou na base Calderon na ilha Bordon, e um helicóptero transportou as peças a partir dalí. As posições foram trocadas o que dificultou sua localização pelos ingleses. Dia 14 eles voltaram a sofrer assédio por mísseis antirradiação disparados pelos Vulcan. As guarnições logo aprenderam a responder aos alertas de ataque aéreo e naval e procurar seus abrigos na terra fofa e inconveniente, que por outro lado absorvia bem os impactos. Abrigos estes desconfortáveis pela umidade e pelo frio.

Dia 2 o mercante Rio Carcarana rompeu o bloqueio e chegou a Stanley. Neste mesmo dia chegaram a Freetown, Serra Leoa, os mercantes Atlantic Conveyor e Europic Ferry requisitado, transportando mais Harriers e Helicópteros.



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