FRASE

"Quem escolhe a desonra a fim de evitar o confronto, a conseguirá de pronto, e terá o confronto na sequência."

sábado, 10 de outubro de 2015

Operação Overlord - Engodo e Informações *106


Juan Carlos Losada

A espionagem, a surpresa e o desvio da atenção inimiga eram fundamentais para o sucesso ou o fracasso da vasta operação militar que estava sendo preparada. Assim os alemães não pouparam esforços durante os meses anteriores ao desembarque para obter informações sobre a hora e o local da invasão. Sabiam que centenas de navios provenientes dos Estados Unidos chegavam todos os meses na costa britânica, carregados com homens e material. Previam a invasão, mas sabiam muito pouco sobre ela. No início da primaveram de 1944, o espião dos alemães em Ancara (Turquia), conhecido por Cícero, avisou que o desembarque, batizado de operação Overlord e liderado por Eisenhower, iria acontecer em algumas semanas. No entanto o espião teve de interromper seu trabalho bruscamente e não pôde passar informações mais precisas.

A essa brusca interrupção no fornecimento de informações somou-se outra ação no campo da inteligência, o que demonstrou que nesta área, assim como em outras, a superioridade dos Aliados era evidente e teria consequências significativas.  Um dos elementos responsáveis por este trunfo no terreno da inteligência foi Juan Pujol, um espanhol que, fazendo-se passar por espião a serviço dos nazistas, serviu à causa aliada, fornecendo aos alemães informações falsas, ou verdadeiras, mas sem importância. Sua missão principal era direcionar a atenção dos alemães para o ponto onde, precisamente, Adolf Hitler estava convencido de que seria o local onde iria ocorrer a invasão: a cidade de Calais. As informações transmitidas por Pujol, conhecido pela Abwerh (serviço secreto da marinha alemã) tanto como Rufus como por Arabel, e entre os britânicos do MI5 pelo nome de Garbo, convenceram os alemães de que quase 80 divisões estavam fixadas ao largo da costa de Dover, preparadas para atravessar o canal na direção de Calais, 250 km ao norte da Normandia.

Para tornar as informações mais críveis, e manter os alemães despistados, os Aliados desenvolveram a operação Fortaleza. Na área em que pretendiam ludibriar o inimigo montaram um enorme cenário construído com concreto, estuque e borracha, simulando milhares de tanques, caminhões, atracadouros, barcaças e todos os tipos de equipamentos militares. Também foi projetado um suposto quartel general em Dover, de onde partiam dezenas de quilômetros de vias ferroviárias e estradas. A frente deste exército falso chegaram a a colocar o General George Patton, que supostamente seria quem iria liderar as forças de invasão. Obviamente, para que a manobra diversionária desse resultado, era preciso impedir que qualquer pessoa se aproximasse da costa. Era imperativo que ninguém, nem mesmo civis, nem os próprios soldados soubessem quando e por onde se atacaria, até o último momento. Desta forma, o tráfego de passageiros entre o Reino Unido e a Irlanda foi suspenso desde o início de 1944 e, a partir de meados de abril, foi proibido que qualquer pessoa se aproximasse a menos de 16 km da costa. Para intensificar o controle, em maio o serviço de correio para os soldados foi interrompido e telefonemas e telegramas ficaram proibidos.




Enquanto desviavam a atenção do inimigo, os aliados estavam ocupados em adquirir as mais completas informações sobre a área em que iriam desembarcar. Eles tiraram milhares de fotografias aéreas da região, o que, juntamente com as informações fornecidas tanto pelos seus agentes com pela Resistência Francesa, permitiu-lhes conhecer a extensão e a localização das forças de defesa alemãs. No entanto, e para continuar a dar pistas falsas, realizaram numerosas incursões aéreas sobre a zona de Calais. Para cada operação sobre a costa da Normandia, eram feitas duas na região de Calais, e outras mais sobre as costas de Bélgica e da Holanda, embora isso significasse perder muitos aviões e tripulações por causa da densa defesa aérea nesta áreas. Era essencial continuar a dar a entender que o alvo aliado era Calais, e que quando os alemães soubessem que os Aliados haviam desembarcado na Normandia, continuassem a pensar que esta operação era apenas uma simulação e que o desembarque decisivo aconteceria mais ao norte.

Mas as inspeções aéreas não eram o suficiente para preparar o desembarque. Era preciso inspecionar as praias. Para isto os homens-rã (mergulhadores) foram levados por submarinos  até a costa da Normandia. Durante o dia, os submergíveis mediam todos os dados hidrográficos, a força das marés e a profundidade da área. À noite os homens-rã eram desembarcados para que pudessem ir nadando até as praias, onde inspecionavam e anotavam a natureza da areia, os declives das praias, as defesas que o general Erwin Rommel havia implantado, a localização dos principais bunkers, etc. Para isso iam munidos com cadernos e canetas que podiam escrever sob a água, uma lanterna, um revolver, uma bolsa para recolher pedras, uma pequena garrafa de conhaque para afastar o frio, uma bússola, um carretel, uma pequena pá e preservativos onde guardavam amostrar de areia para serem analisadas. Todos estes dados foram reproduzidos em outras praias semelhantes e milhares de soldados foram envolvidos em simulações que reproduziam as mesmas condições em que iriam combater.


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